Mitos - lendas - fábulas - contos populares

    Mitos - lendas - fábulas - contos populares

segunda-feira, 10 de março de 2008

 

O Impulso de criar Mitos

Em todo o lado as pessoas adoram - ou talvez precisem - de criar uma boa história. E se os pormenores se alterarem um pouco ao serem relatados, qual é o problema? Quem é que nunca embelezou ligeiramente a sua biografia ou distorceu um pouco a verdade com uma pitada de dramatismo para tornar mais interessante um encontro no supermercado ou uma discussão com o chefe?
Muitas vezes, estas histórias alteram-se de cada vez que são contadas. Sempre assim foi e, num sentido mais lato, os mitos de cada cultura incluem todos estes tipos de "histórias" - lendas, fábulas, contos populares e contos de fadas - para compor uma visão alargada do mundo.
Porém, a questão essencial mantém-se: de onde vêm estas histórias? Inspirar-se-ão todas - como é provavelmente o caso do rei Artur e de São Jorge - em alguma pessoa ou acontecimentos reais? Ou serão todas estas histórias míticas apenas o produto da imaginação humana?
Já em 525 a. C., um grego chamado Teógenes, que viveu no sul da Itália, identificou os mitos como analogias ou alegorias científicas - uma tentativa de explicar acontecimentos naturais que as pessoas não conseguiam entender. Para Teógenes, por exemplo, as histórias míticas de deuses em combate entre si eram alegorias que representavam as forças da natureza que se opõem umas às outras, tal como o fogo e a água.
Essa é claramente a origem de muitos mitos explicativos ou "causais", começando com os relatos encontrados em todas as sociedades ou civilizações que explicam a criação do universo, do mundo e da humanidade. Estes mitos "científicos" tentavam explicar as estações do ano, o nascer e o pôr do Sol, o curso das estrelas.
Mitos como estes constituíram, de alguma forma, os percursores da ciência. As antigas explicações míticas para o funcionamento da natureza começaram a ser substituídas por uma tentativa racional de compreender o mundo, em especial durante a extraordinária era da ciência e filosofia grega que se iniciou por volta de 500 a.C.

Etiquetas: , ,


persian.gif

cat128.gif Colocado por delta   


21:38

Comentários:

Enviar um comentário





<< Home

online