Mitos - lendas - fábulas - contos populares
quarta-feira, 9 de abril de 2008 Mitos
A palavra "mito" deriva do termo grego "mythos", que significa "histórias", e quando o filósofo grego Platão cunhou a palavra mitologia, há mais de dois mil anoa, referia-se a histórias que continham figuras inventadas. Por outras palavras, Platão encarava o mito como uma intrincada ficção, ainda que exprimisse uma "verdade" abrangente.
Platão criticava os mitos como sendo influência corruptora, e no seu estado ideal, exposto em "A República", bania os poetas e as suas histórias. Segundo o próprio Platão havia que escolher as histórias boas e rejeitar as más: "Portanto, parece-me que temos de começar por vigiar os fabricantes de fábulas, escolher as suas composições boas e rejeitar as más. Em seguida, convenceremos as amas e as mães a contarem aos filhos as que tivermos escolhido". E depois afirma ainda o seguinte acerca das histórias sobre os deuses:" eis o que não admitiremos na cidade, quer essas ficções sejam alegóricas ou não. Com efeito, a criança não pode distinguir o que é alegoria do que não é. É sem dúvida, por causa disso que se deve fazer todo o possível para que as primeiras fábulas que ela ouve sejam as mais belas e as mais adequadas a ensinar-lhe a virtude". Estará o filósofo Platão enganado e a mitologia será algo mais que um conjunto de histórias complexas? Etiquetas: platão ![]() 09:28 ![]() |
![]()
"História e mito são um emaranhado perpétuo: os humanos são animais fabricadores de mitos, recontando histórias antigas para preencher necessidades vigentes"
![]()
"Vede bem como os mortais acusam os deuses! De nós (dizem) provêm as desgraças, quando são eles, pela sua loucura, que sofrem mais do que deviam!"-
![]()
"Quero saber por que caminhos os homens passaram da barbárie à civilização"
![]()
"O ponto mais alto que o homem pode atingir não é o Conhecimento ou a Virtude ou a Bondade ou a Vitória, mas algo ainda mais grandioso, mais heróico e mais desesperado : o Fascínio Sagrado!"
Layout by delta Fevereiro/2008 |
Enviar um comentário