Mitos - lendas - fábulas - contos populares

    Mitos - lendas - fábulas - contos populares

quarta-feira, 9 de abril de 2008

 

Mitos

A palavra "mito" deriva do termo grego "mythos", que significa "histórias", e quando o filósofo grego Platão cunhou a palavra mitologia, há mais de dois mil anoa, referia-se a histórias que continham figuras inventadas. Por outras palavras, Platão encarava o mito como uma intrincada ficção, ainda que exprimisse uma "verdade" abrangente.
Platão criticava os mitos como sendo influência corruptora, e no seu estado ideal, exposto em "A República", bania os poetas e as suas histórias.
Segundo o próprio Platão havia que escolher as histórias boas e rejeitar as más:

"Portanto, parece-me que temos de começar por vigiar os fabricantes de fábulas, escolher as suas composições boas e rejeitar as más. Em seguida, convenceremos as amas e as mães a contarem aos filhos as que tivermos escolhido". E depois afirma ainda o seguinte acerca das histórias sobre os deuses:" eis o que não admitiremos na cidade, quer essas ficções sejam alegóricas ou não. Com efeito, a criança não pode distinguir o que é alegoria do que não é. É sem dúvida, por causa disso que se deve fazer todo o possível para que as primeiras fábulas que ela ouve sejam as mais belas e as mais adequadas a ensinar-lhe a virtude".


Estará o filósofo Platão enganado e a mitologia será algo mais que um conjunto de histórias complexas?

Etiquetas:


persian.gif

cat128.gif Colocado por delta   


09:28

Comentários:

Enviar um comentário





<< Home

online