Mitos - lendas - fábulas - contos populares
segunda-feira, 5 de maio de 2008 Contos Populares
Relacionados com as fábulas encontramos os contos populares, outro tipo de histórias habitualmente transmitidas por via oral e que abordam pessoas comuns, cujo objectivo é divertir e não tanto instruir.
Ao contrário das lendas, não se espera que os factos relatados nos contos populares tenham, na verdade, acontecido e usualmente não envolvem heróis nacionais. Embora o termo "conto popular" seja muitas vezes usado com o significado de "conto de fadas" e vice-versa, são duas formas literárias diferentes. De um modo geral, os contos populares falam dos costumes, superstições e crenças de pessoas comuns, ao passo que os contos de fadas costumam estar recheados de duendes, fadas e outras criaturas sobrenaturais com poderes mágicos. Em ambos os casos, a personagem central tende a ser uma pessoa de baixo estatuto, muitas vezes apanhada num caso de identidade trocada ou que foi vitimizada ou perseguida, tal como a Gata Borralheira pelas irmãs. Com o passar do tempo, e muitas vezes com a ajuda da magia, a personagem ultrapassa a adversidade e é recompensada pela sua bondade, sendo restituída ao seu lugar na sociedade. Por outras palavras, para as pessoas comuns, os contos populares e de fadas são o equivalente a histórias sobre pessoas que ganharam a lotaria, que sempre mantiveram a esperança de que um golpe de sorte ou uma intervenção miraculosa mudasse o seu destino e sorte para sempre. As histórias de "As mil e Uma Noites", incluíndo "Ali-Baba e os Quarenta Ladrões", "A Lãmpada de Aladino" e "Sindbad, o Marinheiro", são exemplos dos mais conhecidos contos populares e de fadas. Outra colecção dos mais famosos contos de fadas e populares são os "Contos de Grimm", as familiares histórias alemãs coligidas pelos irmãos Jakob e Wihelm Grimm, entre 1807 e 1814. Entre elas incluem-se "Hansel e Gretel", "Capuchinho Vermelho", "Branca de Neve e os Sete Anões", "Rumpelstiltskin", "A Bela Adormecida", " Gata Borralheira" e "Rapunzel", muitas das quais com origens muito antigas e míticas. ![]() 01:20 ![]() |
![]()
"História e mito são um emaranhado perpétuo: os humanos são animais fabricadores de mitos, recontando histórias antigas para preencher necessidades vigentes"
![]()
"Vede bem como os mortais acusam os deuses! De nós (dizem) provêm as desgraças, quando são eles, pela sua loucura, que sofrem mais do que deviam!"-
![]()
"Quero saber por que caminhos os homens passaram da barbárie à civilização"
![]()
"O ponto mais alto que o homem pode atingir não é o Conhecimento ou a Virtude ou a Bondade ou a Vitória, mas algo ainda mais grandioso, mais heróico e mais desesperado : o Fascínio Sagrado!"
Layout by delta Fevereiro/2008 |
Enviar um comentário