Mitos - lendas - fábulas - contos populares

    Mitos - lendas - fábulas - contos populares

quinta-feira, 5 de junho de 2008

 

O Impacto dos Mitos

Os mitos têm sido, e ainda são, uma poderosa força nas nossas vidas, embora frequentemente não o reconheçamos sequer. Os mitos estão por todo o lado à nossa volta - na literatura, na cultura popular, na nossa língua e até nas notícias. Será com certeza uma raridade pegar num jornal ou numa revista sem encontrar palavras ou expressãoes que contenham referências a antigos mitos.

Para se ter uma ideia do impacto dos mitos, basta consultar o calendário. Será hoje uma terça-feira de Março? Um Sábado de Junho? Os nomes destes dias da semana e meses derivam da mitologia grega, romana e escandinava. Do calendário aos planetas do nosso sistema solar, todos, à excepção da Terra, receberam nomes de deuses romanos. A nossa língua está recheada de palavras do nosso passado mítico. Costuma comprar livros à Amazon? Tem calçados um par de ténis Nike? Preocupa-se que um dos vírus, conhecido como cavalo de tróia, infecte o seu pc? A ideia de uma "panaceia" agrada-lhe? Ou uma "Aracnofobia" o deixe em pânico? "Hipnose", "morfina", "velo de Ouro", "Trabalhos de Hércules", "Tufão" e "Furacão" são apenas algumas palavras e expressões originárias do mundo da mitologia que dão cor à nossa língua.

Tem um cartão da American Express consigo? Então, não sai de casa sem Hermes (ou Mercúrio), o deus greco-romano do comércio, cuja imagem está representada no cartão.


Que confusão dos infernos? Até a palavra inglesa para inferno (hell) provém do nome da deusa nórdica Hel, rainha de um submundo gelado para onde os perjuros, os malfeitores e os que não tinham a felicidade de morrer em combate, eram enviados. Ao contrário do Ìgneo local de tormento eterno da tradição cristã, no inferno escandinavo era mais complicado "quebrar o gelo".

Etiquetas:


persian.gif

cat128.gif Colocado por delta   


01:18

Comentários:

Enviar um comentário





<< Home

online