Mitos - lendas - fábulas - contos populares

    Mitos - lendas - fábulas - contos populares

segunda-feira, 28 de julho de 2008

 

O que estava dentro da "caixa" de Pandora?

Primeiro que tudo não era uma "caixa", mas um vaso com tampa. Mas isso é outra história.

O equivalente grego à Eva bíblica, Pandora foi a primeira mulher e, segundo reza o mito, foi criada por Zeus como um castigo para os homens. Tal como Zeus fora ludibriado por Prometeu com pele e ossos que haviam sido ocultados sob uma apetitosa camada de gordura - uma oferenda que tinha bom aspecto por fora -, Zeus retribuiu o favor enviando Pandora, um "pacote" que parecia atraentemente embrulhado, mas que apenas ocultava uma mancheia de sarilhos. Zeus enviou também um vaso com o seu quê de misterioso.

Quando Hermes foi entregar Pandora ao irmão de Prometeu, Epimeteu, este ficou de queixo caído por ela, muito embora fosse uma "maldição para os homens que têm de viver do pão", nas palavras misóginas de Hesíodo.
Apesar dos conselhos de Prometeu para que não aceitasse nada de Zeus, Epimeteu recebeu Pandora de braços abertos. Hesíodo nunca refere que Pandora tivesse sido avisada para que nunca abrisse o vaso. Porém, acometida por uma insaciável curiosidade, Pandora abriu o vaso. De lá de dentro saíram todos os males que atormentam a humanidade - trabalho árduo, sofrimento e terríveis doenças que acarretam a morte. Todos se escaparam do vaso para afligir a humanidade.

O remate curioso na história de Hesíodo é que só a esperança é que não se escapou do vaso. Pandora voltou a colocar-lhe a tampa antes que a esperança pudesse sair. Mas há aqui alguma ambiguidade. Significa isso que o homem tem esperança porque esta não se escapou do vaso e desapareceu? Ou que está presa dentro do vaso? Hesíodo não explica. O que fica claro é que tem uma fraca opinião das mulheres, muito à semelhança da história biblíca do Génesis que culpa Eva por todo o sofrimento do mundo.

Sobre Pandora, Hesíodo diz na "Teogonia": "Dela descende a ruinosa raça e tribo das mulheres."

Etiquetas: ,


persian.gif

cat128.gif Colocado por delta   


01:14

Comentários:


Eu também não entendo o que aconteceu com a esperança dentro da caixa. Pois se ela continuou na caixa, isso quer dizer que ela não atingiu a humanidade, ou seja, as pessoas não a teriam.
Mas a maior parte das pessoas interpretam que como a esperança não saiu da caixa, nós ainda a temos, para enfrentarmos as dificuldades do dia a dia.
Mas eu interpreto que como a esperança não saiu da caixa, como os males o fizeram, nós não a teríamos.


 
--- * --- * --- * --- * --- * --- * --- * ---

Enviar um comentário





<< Home

online